As opacificações corneanas podem manifestar-se em diferentes formas sendo atribuidas as DISTROFIAS (epitelial, estromal e endotelial), DEGENERAÇÕES (lipídicas e cálcicas) e FLORIDA SPOTS.
- Distrofias corneais possuem a caracteristica de serem simétricas, bilateral, hereditárias e não inflamatórias. Em relação as Distrofias de origem epitelial cita-se a ditrofia congênita e erosão coreana superficial refratária. Distrofias de origem estromais ocorrem em animais jovens, no terço médio do estroma, carateristica acinzentada e com origem histológica de gordura, colesterol ou fosfolípídeos. Distrofia endotelial de ocorrência espontânea, progressiva, iniciano-se da periferia para o centro da córnea, gera-se descompensação grave do endotélio com ocorrência de quadro de edema bolhoso e ceratocone.
- Florida spots (manchas da flórida), não apresenta alteração clínica importante, possue sua etiologia desconhecida tanto nos cães como nos gatos, não apresenta-se envolvimento inflamatório e pode apresentar estabilidade do quadro com o passar dos anos.
- Degenerações corneanas são de ocorrência secundária a demais alterações oftalmológicas, não são hereditárias, associam-se a processos inflamatórios, apresentam-se unilateral em maior parte dos casos, acúmulos de conteúdo lipídico ou cálcio na porção estromal da córnea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário